Saúde
Rótulos de alimentos: mudanças na rotulagem nutricional
Compartilhe:
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou uma norma que traz mudanças significativas nos rótulos de alimentos, o que ajuda consumidores a obter informações importantes relacionadas aos produtos que consomem.
As alterações estão presentes em alimentos embalados e envolvem a declaração de nutrientes, uso de rotulagem nutricional frontal e alegações nutricionais, representando um avanço que acompanha a evolução do tema no país.
As mudanças na rotulagem de alimentos ocorrem após quase duas décadas em que as regras na área foram criadas e visam trazer mais clareza, já que os novos modelos da tabela nutricional devem facilitar o entendimento.
É fundamental entender como a rotulagem nutricional evoluiu ao longo das décadas e quais as boas mudanças trazidas pela norma da Anvisa. Além disso, entenda como a PROTESTE fez a avaliação das alterações dos rótulos de alimentos.
Dica: Água de coco: conheça os principais benefícios
Índice:
Qual é a importância do rótulo de alimentos?
Os rótulos de alimentos podem ser o primeiro contato de consumidores com um determinado produto alimentício. Não faltam benefícios aos cidadãos que acessam essas informações, quando passadas corretamente. Veja os principais:
Acesso à informação
O acesso à informação é um dos pilares do direito do consumidor e, não à toa, o art. 6 do CDC afirma que a população tem direito “à educação, informação e liberdade de escolha, para que consumidores tenham parâmetros para tomar decisões”.
Os rótulos de alimentos contribuem para informar consumidores, de maneira padronizada e clara, sobre a composição nutricional do produto a ser comprado. Veja a explicação dos principais itens presentes nas tabelas nutricionais dos alimentos:
Consumo consciente
Ao trazer informações sobre a composição nutricional de um produto, os rótulos ajudam no consumo consciente e fazem com que os consumidores, especialmente aqueles que sofrem com doenças relacionadas a hábitos alimentares, possam moderar ou não consumir determinados alimentos ou bebidas.
- Obesidade;
- Hipertensão;
- Diabetes;
- Doenças cardiovasculares.
Dica: Conheça os benefícios da banana para a saúde
Nova rotulagem nutricional
A PROTESTE entende que a nova rotulagem nutricional trouxe algumas modificações e atualizações em acordo com as mudanças do comportamento de consumo após duas décadas. Veja algumas alterações:
- Melhora da legibilidade, padronização do contraste das letras pretas e do fundo branco da tabela nutricional.
- Facilidade na comparação de dados nutricionais entre diferentes produtos (declaração também em 100 g para todos os produtos);
- Inclusão da declaração de açúcares totais e adicionados na tabela nutricional.
Com a nova rotulagem nutricional, espera-se que haja uma contribuição positiva na tomada de decisão no momento da compra pela população brasileira através de informações mais claras no rótulo dos produtos, sobre o perfil nutricional de alimentos e bebidas.